O tema do exílio deve ter relevância nas comemorações do 25 de Abril
COOPERAÇÃO | Comissão Exílios nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril – Proposta
Por ocasião dos 60 anos do 24 de março de 1962, referência histórica incontornável da luta contra o regime salazarista, que é relembrado precisamente no dia que o tempo vivido em democracia, neste e no século anterior, ultrapassa a contagem dos dias de ditadura, divulgamos uma proposta de cooperação em torno de uma ideia-força: o contributo que o tema EXÍLIOS pode dar às Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Este contributo pode ser relevante e reforçar o sentido popular das Comemorações. Para que seja tratado de forma eficaz e adequada poderão ser ex-exilados e várias entidades e pessoas com uma relação significativa com a temática que poderão dinamizar iniciativas nesse domínio, com vantagem para a sociedade portuguesa e para os objetivos de transformação social que o 25 de Abril trouxe no seu programa emancipador. Tratar-se-á, antes de mais, de uma iniciativa da sociedade civil.
A forma mais conveniente para concretizar os objetivos em construção, tudo o indica, poderá ser a criação de uma Comissão Especializada e Autónoma no seio da estrutura das Comemorações oficiais. Mas o formato de organização e dinamização de atividades, sendo importante, não é a matéria determinante. Já a presença e participação do tema Exílios no quadro das Comemorações surge como incontornável e absolutamente indispensável para comemorações que pretendam relacionar-se com as populações e com quem viveu os tempos da ditadura.
Transcrevemos a primeira comunicação realizada para dar início a um processo de subscrição e adesão e lançar as bases de auto-organização dos elementos que venham a aderir.
O 25 de abril e o exílio
Proposta de subscrição/adesão
iniciativa da sociedade civil
- OBJETIVO GERAL: reunir esforços para uma abordagem plural, aprofundada e útil para a sociedade portuguesa do tema do exílio na sua relação com o 25 de Abril.
- OBJETIVO OPERACIONAL: constituir uma Comissão Especializada e autónoma no quadro da Comissão Nacional das Comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril.
- OBJETIVO DESTA COMUNICAÇÃO: recolher adesões à iniciativa para posterior apresentação de uma proposta formal que será dirigida ao Comissário Executivo, Pedro Adão e Silva.
- O texto da proposta a ser enviado à Comissão Nacional das Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril será redigido de forma colaborativa pelos subscritores iniciais, ou seja, todos aqueles que vierem a responder de forma positiva a este primeiro CONVITE que pretende agrupar um pequeno núcleo inicial de promotores. As subscrições poderão permanecer ativas após a apresentação da proposta;
- A intenção é reunir um primeiro grupo de entidades e pessoas com atividade ou interesse relevante pelo tema do exílio e/ou pelos subtemas a ele associado;
- O objetivo das atividades a serem realizadas no âmbito da Comissão Especializada será, em primeiro lugar, contribuir para a divulgação desta relação fundamental entre o exílio e o 25 de abril, mas também servirão para aprofundar e enriquecer o capital científico, histórico e político-cultural de forma a tornar úteis as reflexões e as sistematizações produzidas, tendo em vista o desenvolvimento e a transformação da sociedade portuguesa para melhor;
- As áreas que vierem a ser estabelecidas serão debatidas e consensualizadas no quadro da Comissão Especializada sobre Exilio e ABRIL50X2. Adiantam-se, aqui e agora, apenas algumas referências para tornar mais prática a leitura e a interpretação desta iniciativa:
Exílio como tema central.
Alguns subtemas possíveis, relacionando-os sempre com o EXÍILIO:
- Oposição ao regime do Estado Novo no exílio;
- A deserção e o combate contra a guerra colonial
- As práticas culturais no Exilio e a sua relação com o 25 de Abril
- Os impactos nos países de exílio dos exilados portugueses, no passado e nos dias de hoje
- O turismo revolucionário e as ligações de pessoas e organizações de outros países ao 25 de abril em consequência das situações de exílio;
- Livros & Músicas do Exílio
- Investigação e produção académica sobre o Exílio em Portugal e no mundo.
5 – As atividades que poderão ser levadas a efeito (meras pistas para futura definição coletiva)
- Uma EXPOSIÇÃO nacional
- Um DOCUMENTÁRIO com produção portuguesa e internacional
- Uma Exposição temática OS FOTÓGRAFOS E O EXÍLIO
- Uma EXPOSIÇÃO VIRTUAL para cada subtema
- Um CICLO DE CONFERÊNCIAS com Seminários, Oficinas complementares
- Uma FEIRA DO LIVRO E DO DISCO com publicações sobre o Exílio
- Uma CARAVANA que ligue os diversos países de acolhimento através da visita às organizações solidárias que apoiaram os exilados
- Um CONCURSO para jovens dos estabelecimentos escolares de Portugal e de toda a União Europeia sobre o exílio – Recolha de memórias junto de familiares – Fotografia – Produção de instalações artísticas, etc.
A AEP61/74 – Associação de Exilados Políticos Portugueses subscreveu esta proposta de iniciativa.
18 de março 2022
SEM FRONTEIRAS
SUBSCRIÇÃO AQUI |