17 de Junho, 2024

ABRIL 2022 | Desfile na Avenida da Liberdade

O 25 de Abril foi comemorado, neste ano de 2022, de forma particularmente intensa. A situação mais controlada e até atenuada da pandemia e os 48 anos pós-abril 1974, com um maior tempo vivido em democracia que no regime ditaturial forneceram energias complementares para a celebração coletiva que envolveu dezenas de organizações e dezenas de milhares de participantes.

Na Avenida da Liberdade em Lisboa o desfile realizou-se entre o Marquês de Pombal e o Rossio onde um palco foi instalado para as intervenções finais e para a realização de desempenhos artísticos relacionados com Abril.

As imagens simbólicas deste acontecimento remetem para as gerações de resistência ao fascismo, para os muito jovens que precisam de olhar para o futuro com esperança e um símbolo incontornável da Revolução de Abril, o chaimite.

Antes do desfile

Algumas atividades antes do desfile mobilizaram os participantes, uma delas foi a Exposição no edifício do Diário de Notícias sobre a Censura, realizada a partir dos arquivos da Ephemera, “Proibido por Inconveniente”.

Início do desfile

Pouco a pouco o desfile foi incorporando organizações diversas e grupos de cidadãos que foram desfilando até ao Rossio. Na fase inicial de organização da marcha pela avenida a marca da JCP e da CGTP – Intersindical impôs-se pelo colorido e pelos slogans reivindicativos.

Representantes no quadrado

As organizações que participam na Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril desfilam num espaço delimitado para o efeito, o quadrado das instituições.

O desfile pela avenida

O encerramento no Rossio

ABRIL com 48

Fotos © CR/ Sem Fronteiras | © Vídeo Sem Fronteiras

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email