15 de Junho, 2024

“Exílios” na Feira do Livro de Évora

25 ABRIL 22 | Feira do Livro de Évora | 24 de abril 2022

José Pinto Sá | Évora

A apresentação de “Exílios” em terras alentejanas teve lugar na tarde de domingo, dia 24, na Biblioteca Pública de Évora, integrada na programação da Feira do Livro 2022.

Foi no magnífico cenário da secular Biblioteca Pública de Évora que decorreu a apresentação de “Exílios”, na presença de um público numeroso e participativo. 

Após a abertura da sessão por José Conde, responsável pelo pelouro da Cultura na autarquia eborense, usou da palavra o historiador Manuel Branco, membro do MFA e da Associação dos Deficientes das Forças Armadas. Manuel Branco contextualizou o fenómeno do exílio na situação política nacional e internacional que se vivia há meio século, sob a ditadura colonial-fascista.

José Pinto de Sá, ex-refugiado político na Bélgica, destacou a diversidade social e cultural do universo dos exilados, referindo as diversas formas como viveram uma experiência tão marcante.

O editor da obra, Carlos Ribeiro, expôs o processo que conduziu à publicação dos três “Exílios” e anunciou um quarto volume, reunindo depoimentos de mulheres exiladas.

A encerrar a sessão, ocorreu uma troca de experiências e opiniões que incluiu antigos exilados. Os três tomos de “Exílios” estão à venda na Feira do Livro de Évora, no stand do livreiro Bento Anastácio.

A apresentação integrou-se no vasto programa da edição 2022 do certame, que decorre de 16 a 25 de Abril. A feira tem lugar na acrópole, junto Templo Romano e à Biblioteca Pública de Évora, parceira da autarquia na organização. 

Fotos © António Couvinha | Évora | Vídeo © Sem Fronteiras

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.