Poesia dá voz a Abril na apresentação do Exílios Sem Fronteiras na Marinha Grande
LIVROS & MÚSICA | Marinha Grande | 22 de abril 2022
O livro Exílios Sem Fronteiras foi apresentado na Associação Cultural e Recreativa da Comeira, na Marinha Grande, com a presença de associados daquela coletividade popular e de jovens estudantes da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte.
O Presidente da Associação Carlos Franco e o ex-exilado político e deputado à Assembleia Constituinte António Aires Rodrigues, acompanhados na mesa por João Teixeira, responsável da autarquia local pelas áreas do desporto, da juventude e do associativismo, abriram a sessão que foi realizada ao ritmo da iniciativa Poesia ao Serão, intercalando a apresentação e o debate com poesia.
A conversa, em formato de tertúlia foi realizada tendo por base os temas do exílio, da resistência e da luta antifascista, teve nos jovens presentes protagonistas particularmente ativos.
A declamação de poemas com ABRIL no centro das escolhas efetuadas pelos “poetas da noite” foi vivida com emoção e entusiasmo.
Vídeo | Apresentação do Livro Exílios com poesia
Escrever sobre as experiências
Um dos pontos centrais da apresentação do Livro Exílios Sem Fronteiras foi precisamente a necessidade e a importância de serem dinamizados processos de memórias sociais em bases intergeracionais.
Torna-se urgente incentivar os protagonistas das ações passadas a testemunharem por todas as vias possíveis os acontecimentos, as situações críticas e os momentos marcantes por que passaram. As referências de lutas e ações de resistência contra o regime fascista devem ser consideradas pelas escolas como uma prioridade na educação dos segmentos mais jovens da população.
No caso, a Escola Calazans Duarte da Marinha Grande, encontra-se totalmente sintonizada com este objetivo e os alunos desenvolveram ao longo da jornada, com a animação do SEM FRONTEIRAS, dos professores do Grupo de História do Agrupamento de escolas Marinha Grande Poente e ex-exilados iniciativas de criação-ação sobre as memórias locais e principalmente de familiares e conhecidos.
Imagens da sessão e do seu contexto
A mesa
O debate
A participação dos mais jovens
A associação, a leitura e a cultura popular
Fotos © Sandra Veiga, João Teixeira e CR / Sem Fronteiras