NAM do Porto com Irene Pimentel na UNICEPE
publicado 16 setembro 2022 | SF com NAM
Apresentação do livro “Informadores da PIDE – uma tragédia portuguesa”
Por iniciativa do núcleo do Porto do NAM-Não Apaguem a Memória, vai HOJE ter lugar, dia 16/9, pelas 18 horas, na Unicepe – Cooperativa Livreira do Porto. a apresentação do livro “Informadores da PIDE – uma tragédia portuguesa” com a presença da autora, a historiadora Irene Pimentel.
Recordemos que este livro surge no seguimento da investigação que Irene Pimentel vem desenvolvendo de forma consistente e sistemática sobre esta área particularmente relevante do sistema repressivo e opressivo da ditadura salazarista e marcelista em Portugal.
SINOPSE
Esta obra analisa o modo como o regime ditatorial português do Estado Novo e a sua polícia política contaram com portugueses para denunciar outros, de que forma os recrutaram e porque aceitaram muitos colaborar com a polícia, prejudicando e destruindo vidas. Revela também que muitos se candidataram a informador da PIDE/DGS junto da tutela do Ministério do Interior ou de outros organismos do Estado, mas também que muitos menos foram aceites por essa polícia para o serem. Com recurso a exemplos, demonstra de que maneira uma cultura de denúncia abalou o sentido ético em Portugal, marcando a sua História de forma trágica.
O NAM – Não apaguem a Memória é um Movimento Cívico que promove iniciativas relacionadas com as memórias da luta antifascista e da resistência contra a ditadura de Salazar e Caetano sendo muitos dos seus membros resistentes e até ex-presos políticos.