Arrancaram as Jornadas People

28 de outubro, 2022
Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande abriu as portas da cidade às delegações europeias
Com a participação dos parceiros europeus vindos da Croácia, da Albânia, da Bulgária e de Itália arrancaram as Jornadas PEOPLE em Lisboa e na Marinha Grande com uma visita ao Museu do Aljube e como acolhimento das delegações no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande pelo Presidente da Câmara Aurélio Ferreira.
No Museu da Resistência e Liberdade os temas da opressão, das perseguições e da repressão foram ilustrados nas diversas exposições que fornecem informação de enquadramento sobre o regime fascista assim como sobre a resistência e luta que esteve ativa na sociedade portuguesa entre 1926 e 1974.


Ainda no Museu, Lúcia Saldanha do MNAC-Museu Nacional de Arte Contemporânea apresentou a Rede Portugal entre Patrimónios estabelecendo uma ligação direta entre o trabalho realizado sobre as memórias e o património. Recorde-se que muitas das articulações que existem entre os diversos parceiros europeus do projeto PEOPLE baseiam-se na preservação e animação do património que resultou dos ciclos de totalitarismo em diversos países da Europa no século XX.
Acolhidos na Câmara Municipal da Marinha Grande os participantes tiveram oportunidade de conhecer a história da cidade e de estabelecer uma ligação específica entre os acontecimentos históricos do 18 de Janeiro de 1934 com ações similares que ocorreram nas suas próprias localidades.
Acolhimento pelo Presidente Aurélio Ferreira


O programa das Jornadas contempla nos próximos dias iniciativas com os alunos marinhenses e atividades de debate e reflexão sobre a forma de co-construir com os mais jovens uma cultura democrática sólida tendo em conta as memórias de resistência e de oposição aos regimes totalitários.


Lúcia Saldanha | Portugal entre Patrimónios