17 de Junho, 2024

Património imaterial na Tertúlia da Biblioteca de Alcântara

e de novembro, 2022

Atuação do grupo ALCANTE

NOTA: PORQUE A ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA DE OUTUBRO FOI ENTRE DOMINGO E FERIADO, ESSA TERTÚLIA REALIZA-SE NESTE DIA 7 DE NOVEMBRO.

A TERTÚLIA CIDADÃ/ÃOS E CIDADANIA visa debater questões nacionais e globais que envolvam a cidadania e a participação dos cidadãos. Para isso, convida palestrantes particularmente capazes de iluminarem o tema. O termo cidadania vem de civitate (cidade) – «o conjunto dos cidadãos que constituem uma cidade, um estado; os direitos dos cidadãos, o direito de cidade». Como é governada a “cidade”? Quais são os seus pilares? Como funcionam as suas instituições? Qual o nosso papel, cidadãos, na civitas? Como intervimos? Que direitos e deveres temos? Como os exercemos e como os aperfeiçoamos?

ONDE, COMO, COM QUEM E QUANDO

Onde: Biblioteca Municipal de Alcântara, Rua José Dias Coelho 29. Lisboa

Como: presencialmente e online directo – via zoom e facebook; 

Com quem: para cada tertúlia, é convidado um “palestrante”, eventualmente dois. Após o coordenador introduzir o tema e o(s) palestrante(s), é iniciada a exposição. Após concluída, são respondidas as questões colocadas pelos participantes oralmente ou escritas no “bate-papo”.

Quando: última segunda-feira de cada mês, às 18 horas, com interrupção em julho e agosto 

COORDENADOR

Coordenador: Carlos Campos Ventura – licenciado e doutorando em História; pós-graduado em Património Cultural Imaterial. Fundador e docente de uma licenciatura (1996-2006) e três pós-graduações (coordenador de duas delas). Autor, revisor técnico, tradutor e prefaciador de vários livros.

As sessões são video-gravadas e ficam disponíveis no site das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Contactos: 91 48 32 654 cventura.ihec@yahoo.com

Como visionar as conferências:

  1. ENTRAR NO YOUTUBE
  2. DENTRO DO YOUTUBE PROCURAR BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE LISBOA
  3. DENTRO DO ESPAÇO DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE LISBOA – VER A CONFERÊNCIA QUE APARECE NO TOPO DA PÁGINA ASSINALADA “EM DIRETO”

2022 NOVEMBRO 7– Património Cultural Imaterial, indispensável à consciência e à identidade das comunidades?

A Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, aprovada em 2003, foi ratificada em Portugal em 2008. O Património Cultural Imaterial (PCI), reconhecido como tal pelas comunidades, grupos ou indivíduos que criam, mantêm e transmitem Saberes e Tradições rurais e urbanas – será o objeto do 1º Encontro Nacional a realizar em 25 e 26 de novembro, na Gare Marítima de Alcântara. Porque é que o PCI é indispensável à consciência e à identidade das comunidades? Que manifestações e práticas estão incluídas no PCI? O que faz o Ministério da Cultura? Quem forma cientificamente e quem valoriza atualmente o PCI? Qual o futuro do PCI no nosso país? 

Com Luís Marques, Antropólogo, Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do PCI, Director da Pós-graduação em Património Cultural Imaterial (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), autor do livro Património Cultural Imaterial – O Olhar Antropológico.

Terá lugar a actuação do grupo ALCANTE (o cante alentejano é reconhecido como património universal desde 2014).

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email