17 de Junho, 2024

AJA | Livro de Fernando Cardeira na AJA Lisboa

Há a necessidade de uma clara afirmação da recusa da Guerra Colonial

Convidamos para a apresentação do livro “Crónica de uma Deserção – Retrato de um País”, de Fernando Mariano Cardeira, na quinta-feira dia 5 de Janeiropelas 18:30h, na sede do Núcleo de Lisboa da AJA.

A apresentação do livro estará a cargo de Ana Rosenheim e Amadeu Lopes Sabino. Contará com a presença do autor.

Nas palavras do autor:
“Nos últimos anos, reacendeu-se em Portugal o interesse pelos testemunhos, escritos e orais, sobre a nossa história recente – sobretudo sobre os anos negros do Fascismo e da Guerra Colonial.

As iniciativas públicas, para dar palavra aos que tinham lutado contra o fascismo e contra a Guerra Colonial, têm sido escassas, talvez porque pareciam desnecessárias. Essa ideia tem vindo a ser desmentida por um crescente renascer de ideias fascistas que pensávamos enterradas para sempre. 

Há muito que eu sentia a necessidade de uma clara afirmação da recusa da Guerra Colonial.

Já em 1981 escrevera uma carta ao director de O Jornal a propor a abordagem do assunto e a disponibilizar o meu arquivo documental. O Jornal publicou apenas uma pequena notícia com o título “Eu fui desertor”.

Raramente é dada voz aos desertores e refractários que, aos milhares, recusaram participar na criminosa Guerra Colonial que Portugal conduziu em África durante quase 14 anos.

Quando comecei a escrever, constatei que não podia resumir as minhas memórias ao importante episódio da deserção colectiva em que participei, em 1970. Senti que era necessário ir mais além e deixar também um testemunho do que foi a minha vida até ao dia em que tomei a difícil decisão de deixar o país, a família e os amigos, para não ter que participar na guerra.”

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email