17 de Junho, 2024

ODTI | Associação de Grenoble quer crescer

Atividade da ODTI foi objeto de reportagem no DL/Jornal Regional

Foto Aïcha Ladadra e Claude Jacquier lutam para fazer a ODTI avançar. Photo Le DL /I.C.

Há mais de meio século que o Observatório da Discriminação e dos Territórios Interculturais (ODTI) acolhe e apoia os trabalhadores imigrantes. Habitação, emprego, procedimentos administrativos, laços sociais: a ODTI prossegue a sua missão e quer crescer.

A jornalista que visitou as instalações e o território no qual opera a ODTI em Grenoble encontrou-se com Claude Jacquier dirigente da instituição e escreve no DL “O local quase poderia passar despercebido, aninhado no topo da Place Edmond-Arnaud, entre a Rue Très Cloître e a Rue Saint-Ursule. No entanto, estes pequenos edifícios contíguos albergam cerca de 86 fogos com o logótipo ODTI (outros 14 distribuem-se no difuso). Ali vivem os chibanis – esses imigrantes norte-africanos de primeira geração que optaram por ficar na França –, mas também outros trabalhadores estrangeiros ou em busca de emprego”.

Da conversa entre Isabelle Calendre e Jacquier resultaram várias informações e impressões “O sítio evoluiu”, explica Claude Jacquier, presidente e diretor (voluntário) da ODTI. À volta do edifício principal, instalações muitas vezes abandonadas foram gradualmente ocupadas pela associação, para abrigar atividades de ressocialização (La Passion du bois), um departamento jurídico, oficinas sociolinguísticas….).

Ler mais sobre ODTI

Pesquisa e tradução SF | Informação-base enviada para a AEP61/74/ Manuel Branco/ Grenoble

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email