III Congresso da Oposição Democrática
Evocação em Aveiro e Lisboa
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril vai evocar o III Congresso da Oposição Democrática nos dias 19 e 20 de abril com colóquios e debates em Aveiro (na Universidade de Aveiro) e em Lisboa (no Centro Cultural de Belém), que vão envolver mais de 200 jovens e participantes.
Organizado entre 4 e 8 de abril de 1973, o III Congresso da Oposição Democrática teve como objetivo preparar um programa comum e listas unitárias para enfrentar a Ação Nacional Popular, o partido do regime, na campanha eleitoral que se aproximava.
“Este encontro procurou integrar diferentes correntes ideológicas e políticas, de várias gerações e tendências, incluindo militares que, um ano depois, viriam a participar na Revolução dos Cravos. Deve ser compreendido, quer pelo relevante contributo político das suas conclusões, quer como sinal de um crescente desejo social de mudança, que o Governo temia, como deixou evidente a brutal repressão policial que no último dia se abateu sobre a manifestação popular. Recordar, contextualizar e interpretar esse momento é determinante para se compreender o pós-25 de Abril”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária-executiva.
DOSSIÊ DA COMISSÃO DAS COMEMORAÇÕES 50 ANOS DO 25 DE ABRIL