15 de Setembro, 2024

Exílios no feminino vai abraçar Voltaire

Livro publicado em março 2023 vai ter versão francesa e apresentações no Luxemburgo, Bruxelas e Paris

Num projeto conjunto do CDMH-Centro de Documentação sobre as Migrações Humanas do Luxemburgo, do ativista e dinamizador de iniciativas sobre memórias políticas e históricas António Paiva, também do Luxemburgo e das autoras e do editor do livro na sua versão portuguesa, está em fase final o processo de tradução e de reedição do Exílios no Feminino na língua francesa.

Trata-se de uma obra coletiva que reúne esforços de muitas origens e de muitas vontades, num exercício de voluntariado que reúne também revisores e tradutores franceses que estão a “afinar a transposição para a língua de Voltaire”.

Da parte das autoras e do editor do livro a preocupação é agora assegurar o seu relançamento depois da primeira versão realizada em co-edição das Edições Afrontamento e da AEP61-74, procurando agora uma combinação mais sólida entre as abordagens sobre o passado e aquelas que se enquadram em perspectivas mais atuais e até orientadas principalmente para o futuro.

Assim a iniciativa de divulgação do livro em várias capitais europeias – Luxemburgo, Paris e Bruxelas – denominada Rota Mulheres Sem Fronteiras tem por tema “Exílios de ontem e de hoje” criando um espaço de reflexão e debate sobre os exílios políticos que se relacionam com as grandes questões políticas e sociais dos nossos tempos.

Elementos mais precisos desta iniciativa, que só é possível concretizar graças ao empenho dos dinamizadores do projeto no Luxemburgo, em França, na Bélgica e em Portugal, serão adiantados brevemente, mas a data de apresentação pública na cidade de Dudelange, no sul do Luxemburgo, já está marcada: dia 11 de março 2023.

O NSF – Notícias Sem Fronteiras é um dos apoiantes desta iniciativa e dará nota da sua evolução à medida que se concretizarem os programas em cada um dos países europeus desta Rota Mulheres Sem Fronteiras.

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.