18 de Junho, 2024

A minha luta é a luta do povo. O meu objectivo de vida a construção da utopia

AGENDA – AJA Lisboa 17 de fevereiro – 17h

Em comemoração do 95.º aniversário de Alípio de Freitas, o Núcleo AJA Lisboa recebe, dia 17 de fevereiro às 17h, a exibição do filme de Tiago Afonso “A Causa e a Sombra” sobre a vida do padre, jornalista, professor e guerrilheiro. 

A sessão conta ainda com um momento musical a cargo dos “Couple Coffee”, com Luanda Cozetti (voz) e Bruno Fonseca (viola).

Inscrito na pedra tumular de granito transmontano, sob a qual Alípio repousa, está o poema da canção que José Afonso lhe dedicou e a frase que  sempre o  guiou, durante a vida – “A minha luta é a luta do povo. O meu objectivo de vida a construção da utopia”.

Em Portugal, no Brasil e noutros países da América latina, Alípio foi um combatente exemplar. O risco de vida e a tortura a que foi sujeito nunca o fizeram vacilar perante os algozes torturadores. Fundou escolas, sob o lema “com pé no chão também se aprende a ler”, centros de saúde e creches.

Não foi um político, antes um revolucionário, um ícone de resistência, um abridor de consciência, um homem inteiro que estava sempre na frente da luta pela defesa da liberdade e dos direitos humanos. Foi um dos homens que marcaram a evolução da humanidade. Neste dia especial, venham celebrar connosco!

Fonte AJA Lisboa

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email