15 de Junho, 2024

AGENDA – José Afonso e as gerações de Abril

É já no próximo dia 29 de março que se realiza o concerto promovido pela Associação José Afonso que ira juntar, no Coliseu de Lisboa, um lote alargado de cantores e grupos musicais que irão interpretar canções e músicas de Zeca Afonso. José Fanha terá a seu cargo a vertente mais poética do espetáculo.

Nos 50 anos do 25 de Abril e na atual situação política marcada pela ascensão da extrema-direita no país este concerto adquire um significado muito especial de resistência e de valorização das ideias e utopias de Abril.

O CONVITE DA AJA

Celebramos um espetáculo memorável: o I Encontro da Canção Portuguesa, a pretexto da entrega dos prémios da Casa da Imprensa, em 29 de Março de 1974.

Neste, José Afonso cantou a sua “Grândola, Vila Morena”, com o Coliseu totalmente lotado, e com a presença de muitos militares que, sentido a força da canção, a escolheriam como segunda senha para dar início à revolução que se daria que poucos dias depois.

Precisamente 50 anos volvidos, a AJA organiza  “José Afonso e as Gerações de Abril”, Concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, às 21:00.

Serão três quadros ou momentos, cada um composto por três cantores pertencentes a uma geração mais antiga que ainda tocou com José Afonso e que preserva a memória da sua grandeza humana e artística: Vitorino Salomé, Manuel Freire e Francisco Fanhais, e que convidam, cada um deles, mais dois artistas das gerações seguintes que se deixaram contagiar pela sonoridade única e desafio musical e cívico de José Afonso, como Gisélia, António Salomé, Ricardo Silva, Mário Delgado, João Afonso, a Banda Filarmónica da Sociedade Fraternidade Operária Grandolense assim como José Fanha, que apresentará este concerto e partilhará a sua poesia connosco.

Os bilhetes, estão disponíveis na BOL – Bilheteira Online assim como nestes locais de venda: Coliseu, FNAC, El Corte Inglés, Worten, CTT, Agência ABEP.

Fonte: AJA-Associação José Afonso

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.