15 de Junho, 2024

Para o povo galego José Afonso é um cantor universal

Artigo no jornal Praza-gal divulga o livro publicado por Paulo Esperança cujo título é O Triângulo Mágico de José Afonso: África, Portugal e Galiza e sobretudo enaltece a qualidade e a importância da obra do cantautor português.

José Afonso, de pé, cantando, na Corunha na Festa dos Povos Ibéricos em 1978. À direita, sentado com uma gaita na mão, Xico de Cariño © Luisa G. Avecilla [transcrição de praza.gal]

O título do artigo refere-se a um livro publicado em Portugal no ano passado e intitulado José Afonso. O triângulo mágico em sua vida e obra. África-Portugal-Galiza , que passa em revista a vida do cantor, compositor e poeta português José Afonso (Aveiro, 1929 – Setúbal, 1987), e as suas experiências e relações com estes três territórios. O autor é Paulo Esperança, vice-presidente da Associação José Afonso.

É editado pelos Sons da Terra, Centro de Música Tradicional situado em Sendim, uma das freguesias do concelho de Miranda do Douro em terras portuguesas de Trás-os-Montes. Fundado em 2002, tem como objectivo estudar e promover a cultura tradicional do Nordeste Transmontano. Sendim é, aliás, um local altamente recomendado para visitar no início de agosto, quando ali se realiza um modesto mas já consolidado festival intercéltico” LER ARTIGO NO praza.gal em português.

Apresentação em 2023 do livro ‘José Afonso. O triângulo mágico em sua vida e obra. África-Portugal-Galiza’ em Sendim (Miranda do Douro). Paulo Esperança em pé; à direita, sentado, Xico de Cariño. © Atribuído [transcrição de praza.gal]

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.