No Porto fala-se de clandestinidade e exílio
![aja-norte](https://nsf.pt/wp-content/uploads/2024/05/aja-norte.jpg)
AGENDA – Mira Fórum 4 de maio, 16h00
São três nomes conhecidos dos portuenses, Domicília Costa, Pedro Bacelar de Vasconcelos e Tino Flores, que irão testemunhar perante os participantes na sessão que vai ter lugar no Mira Fórum, já no próximo sábado. A AJA – Norte e o Mira Fórum organizam.
![](https://nsf.pt/wp-content/uploads/2024/05/aja-norte.jpg)
Domicília escreveu e publicou um livro “Abril – Vivências na clandestinidade”, em 2020, com uma assinatura direta e clara Para que a memória se não apague! Assim, na senda da obra publicada vai agora ser possível ouvir de viva voz as narrativas que a autora colocou preto no branco nas 165 páginas de memórias e reflexões.
São José Almeida, no prefácio, refere “uma rede de Domicílias, Marias e Anteros que, sob identidade falsa, transportaram na prática, no dia-a-dia, a chama do PCP, sem fazerem perguntas, sem duvidarem, , pelo menos perante os seus camaradas, sem pestanejarem” valorizando o papel dos funcionários do partido que atuavam de forma clandestina, mas também introduzindo o tema das crenças e da liberdade no seio dos partidos com estrutura e prática política paramilitar.
![](https://nsf.pt/wp-content/uploads/2024/05/domi.jpg)
![](https://nsf.pt/wp-content/uploads/2024/05/tino-flores.jpg)
![](https://nsf.pt/wp-content/uploads/2024/05/pbv.jpg)