8 de Outubro, 2024

Agora querem de novo roubar-nos a liberdade

AGENDA – 26 de Setembro, pelas 19:00, AJA Lisboa

Fonte: AJA Lisboa

É já na próxima quinta-feira, dia 26 de Setembro, pelas 19:00, que recebemos Luís Cília e Ricardo Noronha para uma conversa sobre a canção “11 de Março”, de Luís Cília.


Em pleno período revolucionário pós-25 de Abril, a frustrada tentativa de golpe Spinolista ocorrida a 11 de Março de 1975, instiga ainda mais as convulsões políticas no país. Perante a derrota das forças radicais de direita, abre-se caminho para o período mais quente do processo revolucionário. Este acontecimento marcante seria a inspiração para o poeta e jornalista José Correia Tavares escrever um poema, mais tarde musicado por Luís Cília, que assim cantou: “Estrangulavam o povo nas aldeias na cidade e agora querem de novo roubar-nos a liberdade“.

Luís Cília é músico, cantor e compositor. É autor de uma vasta obra discográfica, iniciada em 1964 durante o seu exílio em França, tendo dedicado grande parte da sua atividade a musicar poemas de vários autores. Nos últimos anos tem-se dedicado à composição para teatro, bailado e cinema.

Ricardo Noronha é historiador e investigador do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH), no âmbito do qual se tem dedicado ao estudo da conflituosidade social e das transformações da economia e sociedade portuguesa durante a segunda metade do século XX.

Em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Núcleo AJA Lisboa – Associação José Afonso leva a cabo o ciclo de conversas “Eu vi este povo a lutar”, em torno de canções de protesto temáticas.

Cantor e compositor Luís Cília © Luís Guita

Próximas datas:

26 Set | 19:00

Luís Cília, “11 de Março”

com Luís Cília e Ricardo Noronha

31 Out | 19:00

GAC – Vozes na Luta, “Zé Diogo”

com Constantino Piçarra e Carlos Guerreiro

28 Nov | 19:00

José Mário Branco, “Eu vi este povo a lutar (Confederação)”

com Fernando Rosas e Manuel Monteiro

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.