Foi Trump que ganhou ou foi o Partido Democrata que desapareceu em combate?
Bernie Sanders acusa o Partido Democrata de ter abandonado a causa dos trabalhadores
Na mesma linha de coerência de alguns artigos de opinião que defenderam no NSF que as questões da economia e principalmente as consequências negativas da globalização para os trabalhadores estadunidenses seriam determinantes para os resultados eleitorais nos EUA, uma opinião consagrada e respeitada da política americana, Bernie Sanders, surgiu a divulgar uma tese clara “Não deveria ser grande surpresa que um Partido Democrata que abandonou a classe trabalhadora descobrisse que a classe trabalhadora os abandonou”,
Bernie Sanders
A imprensa internacional faz eco das declarações do senador independente de Vermont sobre as causas da derrota de Kamala Harris nas últimas eleições nos EUA. Sanders é muito claro ao afirmar que o Partido Democrata, que já tinha sido abandonado pelos trabalhadores brancos, foi neste último acto eleitoral também rejeitado pelos latinos e pelos negros que deixaram de o considerar como um defensor dos seus direitos e das suas expectativas no plano económico e social.
Apoiante de Harris, Bernie Sanders fez campanha a favor da candidata dos democratas aliás como outros dirigentes ou influenciadores com posições mais radicais, como a congressista Alexandria Ocasio-Cortez. Terminada a batalha eleitoral o senador de 83 anos de idade retomou as suas ideias-força a favor de alterações profundas no seio do partido.
Não é de agora o seu alerta sobre este divórcio entre os democratas e os trabalhadores. Conhecido pela sua militância no espaço público e mediático a partir de posições bem à esquerda, por vezes associáveis a um certo radicalismo, o senador não deixou passar a ocasião para denunciar os montantes astronómicos mobilizados para a chamada “guerra total” que ocorre na Palestina e no Médio-Oriente enquanto milhões de trabalhadores americanos estão arredados de quaisquer sistemas de saúde e pagam os medicamentos a preços exorbitantes.
O tema está lançado e os caminhos que se apresentam ao Partido Democrata para a definição de uma estratégia que facilite a retoma de influência decisiva na cena política do país, não serão nem fáceis nem lineares. Dominado pelos grandes interesses financeiros e por consultores pagos a preço de ouro, como Sanders refere nas suas declarações, os democratas terão que ultrapassar esta barreira para que uma reconciliação do partido com o mundo do trabalho ocorra. Assim como adiantou Bernie Sanders “Nas próximas semanas e meses, aqueles entre nós que estão preocupados com a democracia de bases e a justiça económica têm de ter discussões políticas muito sérias”, declarou, deixando o desafio.