5 de Dezembro, 2024

A repressão sobre os jornalistas no Azerbaijão denunciada pelos Repórteres Sem Fronteiras

Fonte – RSF

A 29. ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas tem início em Baku, no Azerbaijão, um país extrativista conhecido pela sua violenta repressão da imprensa livre e independente.

Imagem © RSF

Durante o ano passado, as autoridades detiveram cerca de quinze jornalistas devido ao seu trabalho. Entre os treze profissionais da informação atualmente detidos, Nargiz Absalamova investigava temas relacionados com o ambiente. Detida desde 30 de novembro de 2023 sob falsas acusações de “contrabando de moeda estrangeira”, trabalhava para a Abzas Media, um dos poucos meios de comunicação independentes que ainda operam no Azerbaijão. Até à data, Nargiz Absalamova, quatro dos seus colegas da Abzas Media e oito outros profissionais da comunicação social independente enfrentam maus-tratos ou condições humilhantes na prisão.

A exemplaridade na protecção do jornalismo, especialmente do jornalismo ambiental, deveria ser um pré-requisito para acolher uma conferência das Nações Unidas sobre o clima. Como podemos aceitar que um país do petróleo e do gás que prende os seus jornalistas independentes seja o anfitrião de negociações que condicionam o futuro do clima global?

A RSF apela à comunidade internacional para que exija que as autoridades do Azerbaijão libertem os jornalistas presos, ponham fim às violações flagrantes da liberdade de imprensa e, finalmente, se comprometam a proteger o jornalismo independente.

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.