5 de Dezembro, 2024

Trabalhadores levantam a cabeça na Michelin

França em sobressaltos políticos e laborais

A Michelin anunciou, aos 1254 empregados das fábricas de Cholet e de Vannes, a sua intenção de encerrar a respetiva produção, o mais tardar, até ao início de 2026. Ambas as fábricas enfrentam, há vários anos, graves dificuldades económicas

A fábrica Michelin em Cholet

Foi um momento desagradável que Marc Ferracci, Ministro Delegado responsável pela indústria, viveu, vindo ao encontro dos funcionários da fábrica Michelin em Cholet (Maine-et-Loire), que vai fechar portas em 2026,.

Foi abordado com vigor quando chegou ao estabelecimento na sexta-feira, 8 de novembro, o que o obrigou a desaparecer rapidamente.

Este confronto mostra que o governo está envolvido em tensões sociais: aumento das falências e dos projectos de reestruturação, apelos à greve na SNCF, na função pública e nos transportes aéreos, novo aumento da febre entre o campesinato… as más notícias acumulam- se, consequência das dificuldades da economia francesa e das medidas de austeridade orçamental.

“Provavelmente, haverá anúncios de encerramento de locais nas próximas semanas e meses”, admitiu na France Inter três dias antes, referindo-se à perda de “milhares de empregos”.

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.