Algarve acolhe a primeira AgroVILA
Uma nova rede que aproxima produtores e consumidores locais
A Associação In Loco vai inaugurar, no próximo dia 27 de novembro de 2025, às 17h00, a AgroVILA do Algarve, nas suas instalações em São Brás de Alportel.
Plataforma colaborativa
A iniciativa integra a rede nacional AgroVILA, uma plataforma colaborativa que aproxima produtores e consumidores, em todas as regiões, promovendo circuitos curtos de comercialização, preços justos e uma alimentação mais sustentável e local.
A AgroVILA permite gerir encomendas, entregas e pagamentos de forma simples, criando “vilas digitais” de proximidade em todo o território. Cada vila é coordenada por um gestor local e pode envolver agricultores, consumidores.
Relações de confiança
“Queremos que a Vila AgroVILA Algarve seja o ponto de partida para uma nova rede regional, enraizada no território e feita de relações de confiança entre quem produz e quem consome” destaca Artur Gregório, coordenador do projeto AgroVila na Associação In Loco.
A inauguração contará com um momento de convívio entre produtores e consumidores, acompanhado por uma sopa de legumes confecionada com produtos locais.
Esta primeira Vila AgroVILA Algarve funcionará em São Brás de Alportel, na sede da Associação In Loco, todas as quintas-feiras, com entregas de produtores entre as 09h30 e as 14h30, e levantamento de cabazes pelos consumidores entre as 16h30 e as 19h30.
O evento é aberto a produtores e a consumidores, bem como a toda a comunidade.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do formulário: Inscreva-se aqui – para participar e integrar a comunidade.
O que é o projeto AGROvila?
O projeto AGROvila está focado num dos aspetos cruciais para a agricultura familiar que é o acesso ao mercado a preços justos. Nas últimas décadas, o retalho alimentar sofreu grandes mudanças, sobretudo com a entrada de Portugal na (então) Comunidade Europeia e com a entrada em cena das grandes empresas de distribuição, com claro prejuízo para os pequenos produtores. Por outro lado, os consumidores começam hoje a procurar mais a produção local e sazonal, desde logo por questões de qualidade alimentar, mas também por preocupações ambientais e sociais.
O projeto AGROvila visa aproximar estes atores através da criação de comunidades de consumo em circuitos curtos com o apoio de uma plataforma digital nacional acessível a todos os produtores locais e todos os consumidores que permite promover e encurtar os circuitos curtos com benefícios para ambas as partes.
Mais informações sobre o projeto disponíveis em https://agrovila.org/
