26 de Janeiro, 2026
mmm16

As ESTAÇÕES que parecem aeroportos | Xian dez 2025 

Por Manuela Matos Monteiro

Até agora fiz duas grandes viagens de comboio bala: de Pequim a Xian 1 160km (4h 10minutos) e de Xian a Chengdu (3h 29 minutos – de carro, em autoestrada demoraria 9h). O sistema é altamente eficiente e a organização está presente em todos os registos. As estações são iguais a grandes aeroportos com os mesmos sistemas de controle de pessoas e bagagens.

São autênticas microcidades: átrios enormes, lojas, restauração, serviços de suporte e apoio altamente eficientes. A limpeza é irrepreensível em todos os espaços, a climatização no ponto certo. As carruagens condizem com o resto e há hospedeiras tal qual nos aviões. Todo este ambiente traz uma calma e um bem-estar que registo fisicamente por oposição ao clima de tensão dos territórios sociais ocidentais: a tensão sente-se e percebe-se que a tensão pode explodir a propósito de quase nada. Imagino que este modo de estar tenha a ver com a cultura chinesa ancestral a que a organização disciplinada do sistema reforça e expande. Uma nota que não é de rodapé: no metro e nas estações existem corredores assinalados no chão para cegos e isto não é um pormenor!Leio que em Xangai foi testado o comboio mais veloz do mundo que anda a 603 km/h: em velocidade máxima, percorre um campo de futebol em meio segundo: sem rodas, sem atrito recorre a um processo de levitação magnética.

“O nosso cérebro não consegue acompanhar e “finge” que o comboio não é realmente tão rápido. Os nossos sentidos foram feitos para a velocidade de um cavalo, não para esta!”.  

Silenciosamente, a China avança, como este novo comboio. 

GALERIA | © MMM [Manuela Matos Monteiro]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.