Exílios.3
PUBLICAÇÕES | 1 novembro 2021
A coleção Exílios, que marca o panorama editorial da AEP61-64 Associação de Exilados Políticos Portugueses, vai agora ser completada com um terceiro exemplar que dará seguimento aos testemunhos de exilados, desertores e refratários que relatam histórias ocorridas há mais de meio século mas que mantêm, nos propósitos de oposição aos regimes fascistas, totalitários e autoritários, grande atualidade.
Nesta terceira edição regressaremos a Paris, acompanharemos percursos erráticos pelo Benelux, viajaremos pela Holanda, pela Dinamarca e pela Suécia e caminharemos demoradamente pelos passeios de Saint-Germain des Prés e do Quartier Latin. Marcaremos encontro de novo nas zonas fronteiriças e teremos mais uma vez Hendaye por destino salvador.
Mas como já tivemos oportunidade de o fazer, de alguma forma, nas palavras e nas reflexões dos 53 autores das edições anteriores tentaremos agrupar as experiências e os olhares em torno das etapas marcantes destes caminhos sempre cheios de surpresas. O que levou o autor e a autora a sair de Portugal e procurar terras de exílio? Como foram os primeiros tempos? Que atividades profissionais e outras facilitaram a integração e a interação com as comunidades dos países de acolhimento? Que tipo de militância foi possível desenvolver? Como foi o 25 de Abril e o regresso a Portugal? Que opções foram sendo feitas à medida que o tempo foi avançando? Que reflexão foi produzida sobre o exílio e o seu tempo?
Valorização das estruturas de acolhimento
Surge assim como intenção, numa estratégia de co-edição com os autores de promover uma abordagem mais qualitativa respeitando e valorizando o formato das memórias vivas e da narrativa individual.
A par desta linha de aprofundamento será dada ênfase aos organismos e às estruturas associativas que foram marcantes no apoio aos exilados, refugiados, desertores e refratários e que foram dinamizadas por mulheres e homens dos países que os acolheram.
Nesse plano a ideia consiste em valorizar a solidariedade internacional daqueles tempos e de alguma forma interpelar todos aqueles que observam hoje situações similares no nosso país, 60 anos depois.
Apoios vão ser necessários
A edição do Exílios.3 está a fazer o seu caminho e espera-se que a sua publicação esteja para breve. Constatamos que os custos do papel e da mão-de-obra ganharam uma expressão nunca antes imaginada. Neste sentido a capacidade de enfrentar os encargos sobretudo de impressão terão que ser objeto de iniciativas que serão anunciadas em breve.
De momento fica o compromisso de irmos informando sobre esta publicação emblemática da AEP61-74 e com esta informação irmos partilhando o enorme potencial desta iniciativa colaborativa e simultaneamente as dificuldades e as necessidades de apoio que estamos desde já a antecipar.
Fica a sugestão para aqueles que admitem que poderão ter interesse na aquisição do livro que façam chegar essa intenção ao Carlos Neves através de comunicação eletrónica: carlos.neves@aep61-74.org.