17 de Junho, 2024

As fotos desconhecidas e esquecidas do 25 de Abril de Alfredo Cunha

MEMÓRIAS VIVAS | 25 de abril 22

Alfredo Cunha revelou-nos Abril como ninguém. Muito da construção das representações que temos do 25 de Abril é material do fotógrafo genial que todos conhecemos. O nosso Abril, numa percentagem variável para cada um e para cada uma, foi romance que os olhos dele escreveram.

Iniciou recentemente uma recuperação de fotografias “desconhecidas e esquecidas” sobre o tema de sempre: a Revolução dos Cravos. Autorizou-nos, de forma singela, a partilhá-las com os leitores do SEM FRONTEIRAS. É pois com esta “prenda inesperada” que damos início à cobertura do 25 de ABRIL de 2022 na nossas páginas. Alfredo, obrigado!

Abril na rua

alfredo cunha

Soldados e marinheiros de Abril

Alfredo Cunha

O regime a fazer as malas

alfredo cunha

O martini do marinheiro

alfredo cunha

Abril, em armas!

alfredo cunha

Leituras e outras praias

alfredo cunha

O que eu andei para aqui chegar!

alfredo cunha

Alfredo Cunha

BIOGRAFIA

Alfredo Cunha nasceu em Celorico da Beira, em 1953. Em 1970, iniciou a sua carreira profissional em fotografia e, em 1971, entrou no jornal Notícias da Amadora. Desde então, tem colaborado com muitas publicações, como O Século, o Público ou o Jornal de Notícias, tendo exercido em algumas o cargo de editor de fotografia. Foi fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, recebendo a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique em 1996. É autor das famosas séries fotográficas dedicadas ao 25 de Abril de 1974 e à descolonização portuguesa, entre outras. Já publicou dezenas de livros de fotografia e apresentou dezenas de exposições, tendo recebido vários prémios e distinções pelo seu trabalho.

Fotografias © Alfredo Cunha publicadas com autorização do autor. Biografia da Porto Editora.

Título e subtítulos do Sem Fronteiras.

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email