18 de Junho, 2024

Resistência e luta pela liberdade, Marek Edelman

MUNDO | DOSSIÊ Europa dos Cidadãos, da Resistência e da Liberdade | Lodz – Polónia | maio 2022

No âmbito do projeto Total Peace no qual a Aep61-74 tem participado realizou-se o 5º evento em Lodz, na Polónia, a 9 e 10 de maio 2022.
A instituição organizadora foi o Centrum Dialogu Marka Im. Edelmana que tem uma ligação muito estreita com a Câmara Municipal da cidade. O Centro foi criado em homenagem a Mark Edelman.


Para além da visita ao Centro e de uma exposição dedicada ao seu patrono, o programa incluiu uma visita ao antigo cemitério judeu, uma conferência sobre o partido Bund de inspiração social democrata de que Marek Edelman foi membro, uma sessão de canções da época e uma visita ao Museu dos Têxteis de grande tradição em Lodz.

Uma mensagem em favor da paz pelos participantes

Narcisos

Finalmente a plantação de narcisos (flor escolhida para este 5º evento como símbolo da paz), junto ao hospital onde Edelman trabalhou durante cerca de 40 anos depois da II Guerra Mundial.
Participaram por parte da Aep61-74 José Martins e Amélia Resende.

Marek Edelman

Insurreição do Gueto de Varsóvia

Marek Edelman, o personagem central deste evento, nasceu na Bielorússia em 1921, mas viveu na Polónia desde os treze anos. Foi membro ativo do Bund e do Partido Judeu Socialista dos Trabalhadores que lutavam por uma Polónia socialista que respeitasse os direitos das minorias.

Participou na criação da Organização Judaica de Combate, que juntava jovens judeus que queriam resistir à opressão alemã, tornando-se líder em 1943 da Insurreição do Gueto de Varsóvia, sendo dos poucos que sobreviveram escapando através dos túneis de esgoto, participando mais uma vez, um ano depois, na grande Revolta de Varsóvia.

Mark Edelman

Solidarnosc

Depois da guerra permaneceu na Polónia trabalhando como cirurgião em Lodz durante  40 anos, Nos anos 1970, envolveu-se na oposição democrática como membro ativo do Comité de Defesa dos Trabalhadores e mais tarde em 1989 do Solidarnosc, sendo posteriormente eleito deputado, falecendo em 2009.

Escreveu Resistindo ao Holocausto, a luta no Gueto de Varsóvia, sobre a história da resistência durante a guerra contra a ocupação nazi.

Fotos © Total Peace | Foto de destaque © Aventuras na História | EDITADO CR/Sem Fronteiras

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email