O regresso da peça O 18 de Janeiro 1934 no grande palco da Marinha Grande
Cinquenta anos depois alunos e professores das escolas da Marinha Grande levaram ao palco a peça O 18 de Janeiro de 1934
Foi uma aventura. O prazo era muito curto, foi em novembro que a decisão foi tomada e restavam apenas algumas semanas para ensaiar. Mas o entusiasmo foi grande. Como nos adiantou o professor Nelson Faustino, tratava-se de uma missão quase impossível.
O convite foi lançado aos alunos, Só veio quem quis, ou seja a atividade era totalmente voluntária e realizada em horários não coincidentes com aulas. Foram alunos e alunas de três turmas, acompanhados por duas professoras e um professor que meteram mãos à obra.
A decisão de apresentar apenas algumas partes da peça foi decisiva para que todos se concentrassem em algo que era exequível. E, atendendo ao curto prazo para a tarefa de decorar e ensaiar, ler em palco era admitido. Tudo foi organizado para que não houvesse uma pressão excessiva e que a participação na atividade fosse associada à aprendizagem e ao prazer.
E o resultado esteve à vista no passado dia 18 de janeiro de 2023. Um desempenho que emocionou os presentes no Auditório da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte que aplaudiram e agradeceram o trabalho magnífico do coletivo alunos-professores e escola.
© fotos Carlos Martins Pereira
Foto com elementos do Teatro Operário de Paris, em Issy-les-Moulineaux. Sentado à direita Cândido Ferreira. © foto José Augusto Martins