22 de Junho, 2024

CAUSAS – Realizador iraniano Jafar Panahi inicia greve de fome na prisão

Revista de imprensa

Público

Detido desde Julho na prisão de Evin, para cumprir uma sentença datada de 2010 que a própria lei iraniana determina ter prescrito, Panahi escreve que manterá a greve de fome até à sua libertação.

ZAP

Condenado a seis anos de prisão, realizador iraniano dissidente Jafar Panahi entra em greve de fome

Um dos cineastas mais premiados do seu país, Jafar Panahi está a cumprir a pena na prisão de Evin, considerada uma das mais duras do Irão.

Com uma filmografia que inclui “O Círculo”, “Táxi” e “Três Faces”, aquele que é um dos cineastas mais premiados do Irão está sob custódia na prisão de Evin, onde também estão outros dissidentes políticos”, considerada uma das mais duras.

Expresso

Realizador iraniano Jafar Panahi inicia greve de fome

O realizador iraniano Jafar Panahi iniciou na quarta-feira uma greve de fome, em protesto por continuar detido em Teerão, mesmo depois de a sua sentença de prisão ter sido declarada nula

De acordo com um comunicado divulgado pela mulher, Tahereh Saeedi, o cineasta iniciou a greve de fome na quarta-feira na prisão de Evin, perto de Teerão, onde está detido desde julho de 2022.

“Recusar-me-ei a comer, beber e a tomar qualquer medicação até à minha libertação. Permanecerei nesta situação até que, talvez, o meu corpo sem vida seja libertado da prisão”, afirmou o realizador em comunicado, citado pela agência France Presse.

Libération

En prison à Téhéran, Jafar Panahi se met en grève de la faim

Le cinéaste purge une peine prononcée il y a plus de dix ans, après avoir été arrêté dans le cadre de la violente répression des manifestations en Iran.

GUARDIAN
Film-maker Jafar Panahi begins hunger strike in Iranian prison

Panahi says he will not eat until he is released, after lawyer successfully challenged his detention

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.