AGENDA – Conferência ‘Controlo, vigilância e repressão: o caso da PIDE’ – Irene Pimentel
Não se pode falar disso – controlo social, repressão e censura no Estado Novo
Da Agenda da Central das Artes de Porto de Mós.
No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (2022-2024) em Porto de Mós, o ano de 2023 tem como tema “«não se pode falar disso» – controlo social, repressão e censura no Estado Novo” e elege como objetivo central debater e divulgar as formas de repressão utilizadas pelo Estado Novo que visavam reprimir movimentos sociais, políticos ou laborais que representassem uma ameaça à sobrevivência do regime. As modalidades e instrumentos aos quais o sistema político dominante recorria eram diversos, incluindo a violência preventiva (utilizando a expressão de Fernando Rosas), até à ação atenta e vigilante da PIDE, apoiada numa extensa rede de informadores. A estas, juntava-se a atuação sistemática da Censura, com efeitos profundos na imprensa, na produção artística e na literatura e, ainda, em sentido lato, a guerra e a emigração a salto, que faziam pairar sobre a população o peso da separação forçada por via da mobilização militar ou da clandestinidade. Juntavam-se as múltiplas formas de discriminação sistemática das minorias religiosas, étnicas ou sexuais e as consequências da falta de oportunidades e da pobreza que afetava a generalidade da população.
Com vista a potenciar o debate esclarecido sobre estes temas fundamentais, o ciclo de conferências Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro? pretende convidar renomados investigadores a proferirem conferências nos temas da sua especialidade. Além de permitir à população local o contacto próximo e a partilha de conhecimento com investigadores reconhecidos no panorama nacional, esta atividade pretende também afirmar as comemorações em Porto de Mós no contexto regional, através da criação de oportunidade para a discussão e debate com a população, partindo de intervenções de grande mérito científico e reconhecimento público e mediático.
A segunda sessão contará com a presença de Irene Pimentel, historiadora e Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É uma das mais reconhecidas investigadoras sobre a História da Ditadura, dedicando particular atenção à história da PIDE/DGS, das mulheres no Estado Novo e dos Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.
A sessão terá lugar no dia 31 de Março, pelas 21h00, no Auditório da Central das Artes, com a temática “Controlo, vigilância e repressão: o caso da PIDE”. Para além da partilha de conhecimento, haverá lugar ao debate e troca de ideias com os presentes.
A sessão contará, ainda, com a presença da Arquivo Livraria, que disponibilizará obras sobre esta temática.