OPINIÃO – Meio milhão enche a banca o papo
Os lucros pornográficos da banca
por Raul Simões Pinto*
“BPI vê lucros subirem 19% para 365 milhões” dizia a notícia do JN. Afinal, quem lucrou e sacou milhões em 2022 foram os bancos, através das comissões, da manutenção de contas dos clientes, do aumento dos juros, sobre os créditos da compra da habitação,
É sempre a somar, a sugar os mesmos.E quanto aos juros dos depósitos a prazo, os bancos dão-nos 0% (zero por cento) assim os clientes pagam para emprestar aos bancos o seu dinheiro.
Por estas e por outras, vou começar a guardar os trocos da reforma no colchão.
Raul Simões Pinto (n.1955, Porto), aposentado dos CTT, foi professor na Escola Artística e Profissional Árvore e é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ativista social e cultural na cidade do Porto, é o atual presidente do Grupo dos Amigos das Adegas e Tascos do Porto. Fundador do magazine literário Pé de Cabra, é autor de O filho do 39 (poesia), Pasteleira City, O 15 de Moulinet, Putas à moda do Porto e, nas Edições Afrontamento, As Tascas do Porto. Estórias e memórias servidas à mesa da cidade (2011) e Roteiro dos Tascos do Porto (2015)