22 de Junho, 2024

Sessão de Solidariedade com a Palestina

O MPPM promove, na próxima segunda-feira, 15 de Maio, a partir das 18 horas, na Casa do Alentejo (Rua das Portas de Santo Antão, 58, Lisboa) uma Sessão de Solidariedade com a Palestina evocativa dos 75 anos da Nakba, a catástrofe que rodeou a criação do Estado de Israel e se traduziu na expulsão de 750 000 palestinos das suas casas e terras, na destruição de 500 vilas e aldeias palestinas, na morte de 15 000 homens, mulheres e crianças palestinos.

Agressões, expropriações e expulsões

A sessão será presidida por Carlos Araújo Sequeira, presidente da Mesa da Assembleia Geral do MPPM e contará com intervenções de Salim Nazzal, escritor, dramaturgo e poeta palestino, de Nisreen Lubbad, refugiada e resistente palestina, de João-Vasconcelos-Costa, investigador, activista político e ensaísta e de Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM.

O povo palestino continua a enfrentar agressões, expropriações e expulsões que se mantêm desde a limpeza étnica que acompanhou a criação do Estado de Israel em 14 de Maio de 1948.

Manto de silêncio

Um pesado manto de silêncio oculta as ocorrências diárias dos palestinos mortos e feridos pelas forças ocupantes, dos actos de violência e profanação cometidos pelos colonos israelitas, das prisões arbitrárias e dos julgamentos-fantoche.

A União Europeia continua a tratar Israel como parceiro privilegiado e a comunidade internacional e os Estados que se proclamam defensores do direito internacional e dos direitos humanos — nomeadamente o português — não vão além das pias declarações de intenções vazias de conteúdo. 

Mas o povo palestino resiste, com imensa dignidade, aos permanentes atentados aos seus direitos e à sua própria integridade física e é, por isso, credor do nosso apoio à sua luta pelo reconhecimento do direito à sua existência nacional na sua pátria histórica!

Sessão de Solidariedade com a Palestina

Carlos Araújo Sequeira, jurista e presidente da Mesa da Assembleia Geral do MPPM. Activo nos movimentos pela paz e pela solidariedade internacional, foi membro fundador do MPPM.

Salim Nazzal, escritor, dramaturgo e poeta palestino, nascido no Líbano e refugiado e residente na Noruega. É secretário do Fórum Cultural Palestino Europeu. Escreveu 20 livros sobre cultura, teatro e poesia. É investigador no domínio da cultura e da história do Médio Oriente tendo escrito sobre questões sociais e políticas da região. Os seus artigos e estudos sobre a Palestina foram traduzidos em cerca de 25 línguas.

Nisreen Lubbad, refugiada palestina residente em Madrid. Activa na resistência palestina à ocupação israelita.

João Vasconcelos-Costa, investigador, director do antigo Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência e ex-director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Foi membro da Comissão Política do MDP-CDE até à extinção do partido. É autor de muitos artigos sobre ideologia e política, com destaque para a política do ensino superior. É autor do recente livro sobre filosofia política prática Utopia Hoje – Para a invenção do futuro.

Carlos Almeida, investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa e vice-presidente da Direcção Nacional do MPPM. Politicamente activo no domínio da solidariedade internacional, com especial foco na Palestina e no Médio Oriente, foi membro fundador do MPPM.

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.