AGENDA – Tensões entre a liberdade e a igualdade ou apenas “liberdade a sério” no Fórum LPC?
Sampaio da Nóvoa abre Fórum LPC no Liceu Camões
António Sampaio da Nóvoa | foto © Paulo Vaz Henriques
No Fórum Liberdade e Pensamento Crítico, que se realiza no Liceu Camões no próximo dia 15 de julho, o tema das tensões entre liberdade e igualdade parece que não suscitará qualquer pensamento crítico. O assunto, tudo o indica, está encerrado. Afinal, preconiza o lema do 5º encontro, só haverá Liberdade a sério, se houver …mais igualdade.
A questão da separação ou da articulação inevitável entre os dois conceitos fundamentais que a Revolução Francesa colocou no debate público, político e ideológico, numa base prática, não consegue ser arrumada de uma penada com a ideia-força que nos é comunicada que a liberdade, sem igualdade, é apenas só para alguns.
Toqueville interrogou-se sobre o papel da liberdade nas sociedades democráticas. E procurou clarificar que liberdade e igualdade não funcionam como vasos comunicantes. A luta pela Igualdade cria uma pressão pelos interesses individuais e pela liberdade individual, mas também promove, por caminhos traversos, a servidão, ou seja a aceitação de poderes “superiores” que facilitem (regulem) as igualdades diversas tão desejadas. Recordemos que a igualdade faz-se com e contra. E se a liberdade é sempre liberdade, também a democracia o deve ser. Se as ações ditas em favor da igualdade comprometerem a própria democracia, não haverá que hesitar. Que a democracia seja a linha vermelha que isole os movimentos reivindicativos que não se preocupem com o regime democrático e a própria liberdade.
O Fórum que irá ter lugar no Liceu Camões irá reunir uma vez mais pessoas e organizações preocupadas com o andar de muita coisa, no nosso país. Será para alguns o momento de reafirmar posições um pouco à margem do publicitado “pensamento crítico”. Mas o debate aberto de algumas ideias que circulam na sociedade portuguesa é sempre uma mais-valia. CR/ Sem Fronteiras
Garcia Pereira ausente
O advogado e ator político conhecido pelo seu sentido mordaz da “crítica” informou que não poderá participar no evento.
“Como já tive oportunidade de informar a Organização, estou nos dias 14, 15 e 16/7 no IX Congresso dos Advogados Portugueses, a que sou Delegado eleito e apresentante de 4 comunicações, e por isso não poderei de todo estar presente neste “Dia de reflexão”.
Tenho muita pena mas, apesar de me chamar António, não tenho o dom da ubiquidade como o Santo do mesmo nome… Mas desejo-vos os maiores êxitos nesta jornada de reflexão, que promete ser, de facto, memorável” comunicou António Garcia Pereira
PROGRAMA DO Vº FÓRUM LIBERDADE E PENSAMENTO CRÍTICO
Tema geral: “…só há liberdade a sério quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação…”
Programação geral
DIA: 15 de Julho de 2023, das 9.30 às 19.30
LOCAL: Escola Secundária de Camões/Lisboa
ABERTURA (9.30)
Boas-vindas pelo Diretor da E.S. de Camões, João Jaime Pires e Apresentação do tema central do 5º FÓRUM com uma Comunicação por António Sampaio da Nóvoa
Sala Paula Rego – Todo o dia
Exposições: sobre o tema geral do Fórum e Cartazes do PREC
Coordenador: Mário Moutinho
Nos Pátios
Associações com Bancas de Livros, Artesanato, Gastronomia
Temas dos painéis/debates
MANHÃ (11h-12h30)
Sala Eduarda Dionisio
Tema: Que escola? Que País?
Com António Carlos Cortez, André Pestana, Gordon Lafer
Moderador: Roberto della Santa
Sala José Pinho
Tema: Guerra e liberdade de expressão
Com Carlos Branco, Rui Pereira, Ricardo Cabral Fernandes
Moderador: Jacinto Rego de Almeida
ALMOÇO (12h30-14h30) – Cantina da Escola
TARDE (14h30 – 16h00)
Sala Eduarda Dionisio
Que Serviço Nacional de Saúde?
Com Domingos David, Isabel do Carmo, Vanda Veiga
Moderador: Arnaldo Cunha da Silva
Sala José Pinho
Trabalho e Ecologia. Que futuro?
Com Manuel Vieira, Pedro Soares, Raquel Varela
Moderador: Carlos Ventura
TARDE CULTURAL (16h00 – 17h30)
No pátio
Poesia (com intervenções livres João Pamplona Mendes, Luís Campo Ventura, Mariana Resende e ….) ; Teatro Umano com Rita Wengorovius, Casa das Cenas.
Coordenador de Jozé Sabugo
CONCERTO (18h-19h30)
Auditório Camões
Apresentação pela cantora e actriz Joana Manuel
Com as participações do Quarteto de Cordas Tágide (Vicente Sobral, Ana Sofia Faria, Raquel Agostinho, Inerzio Macome), de Amílcar Vasques Dias, Marco Oliveira e Ana Sofia Paiva, Francisco Fanhais, Coro da Achada, António Salomé e Simão Pinho; evocação de Eduarda Dionísio por Adelino Gomes e de José Pinho por Manuel Lisboa.
Encerramento por Guadalupe Portelinha
Coordenador Manuel Teixeira