22 de Junho, 2024

Vem daí ao Congresso dos Pides

AGENDA – AJA Norte E MACARÉU – 13 DE JANEIRO16h

Em 48 anos de fascismo em Portugal, estima-se que tenham sido presos trinta mil resistentes ao regime. Trezentos terão sido assassinado pela PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado) e DGS (Direcção Geral de Segurança), os últimos dos quais no próprio dia de 25 de Abril de 1974.

Assim, e para que haja memória e se honre quem ousou resistir, a AJA Norte arranca o ano de 2024 com a iniciativa “Abril no caminho dos 50 anos. Pide, Prisões, Tortura”, numa parceria com a Macaréu – Associação Cultural, a ter lugar no dia 13 de Janeiro pelas 16h. 

A sessão contará com uma leitura encenada do texto de Hélder Costa “O Congresso dos Pides”, pelo colectivo AJAquemDIGA, da AJA Norte. Haverá espaço para discussão/conversa, na qual se contará com a presença de Jorge Carvalho (Pisco) – o último preso a ser libertado da PIDE na Rua do Heroísmo, no Porto, na tarde de 26 de Abril de 1974 – e ainda José Machado Castro, também ele antigo preso político. Convidamos todos e todas a juntarem-se a nós e a participarem. 

Para a AJA Norte a memória nunca se apagará!

Pisco – José Carvalho

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.