15 de Junho, 2024

Concerto da VGA encerrou a jornada

No final da visita à exposição teve lugar um espetáculo musical realizado no anfiteatro da Torre do Tombo com um concerto inovador da VGA (Variable Geometry Orchestra).

Concerto da VGA no Anfiteatro da Torre do Tombo

“A música produzida pela Variable Geometry Orchestra resulta do jogo de acumulação e interacção de massas sonoras, provenientes de diversos meios, sejam eles acústicos, eléctricos ou electrónicos, numa tentativa de contínua busca de pequenos detalhes e significados em termos musicais/sonoros.

Através da estruturação da orquestra em pequenos grupos (naipes) instrumentais, a composição em tempo real oscila entre a organização formal do caos, do “”tutti”” orquestral, onde existe uma tentativa de aplicação de novos conceitos de indeterminação e composição instantânea, e situações de dialogo de pequenos grupos.

Estas, contribuem para uma erupção assimetricamente alternada de momentos de som e silêncio (ausência de som identificável), seja pela emissão de sons de características subliminares e psico-acústicas, seja pela completa ausência de sons, permitindo assim aos músicos recuperar o seu ritmo natural de respiração e sentido aleatório de pulsação”. apresentação pelo Teatro D. Maria II.

 Foto © CVR/NSF

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.