22 de Junho, 2024

Beira Serra lançou Constituição

VOZ ATIVA – AGIR | Jogo promove a ação nos setores mais jovens da sociedade

20.12.2023 |  Lançamento do Jogo sobre a Constituição da República Portuguesa

​O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, presidiu à sessão de lançamento do jogo “Constituição”, sobre a Constituição da República Portuguesa, um projeto da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, no âmbito do Programa Cidadãos Ativos, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Bissaya Barreto e a Assembleia da República.

[Este jogo foi concebido pela @Beira Serra e pela @Editora Triciclo, em parceria com a Assembleia da República; Teve a Consultoria Científica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco; e contou com a colaboração de 190 crianças e 10 docentes dos Agrupamentos de Escolas da Cova da Beira, Concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão].

O jogo apresenta-se como um jogo de sociedade

A Beira Serra noticiou

“LANÇAMENTO DO JOGO “CONSTITUIÇÃO” NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

No passado dia 20 de dezembro teve lugar na Assembleia da República o lançamento do Jogo da Constituição. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República e contou ainda com os testemunhos do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, do Gestor do Projeto CIVITAS, de uma Professora representante dos 10 docentes e duas crianças representantes das 190 que colaboraram na sua conceção.

Numa sessão com muitos convidados, entre os quais a Embaixadora da Noruega em Portugal, o Diretor do Programa Cidadãos Ativos, Deputados à AR, Presidentes de Câmaras e Assembleias Municipais e na qual participaram 100 crianças dos Agrupamentos de Escolas da Cova da Beira, gente miúda e graúda falou sobre a importância de brincar e de aprender sobre a Constituição de 1976!

“Constituição” é um jogo divertido sobre a Democracia Portuguesa, destinado a crianças a partir dos 8 anos. Democracia, Liberdade, Igualdade, Respeito, Diversidade e Solidariedade, são alguns dos princípios inscritos na Constituição da República Portuguesa que se podem explorar neste jogo.

“Hoje em dia, todos os cidadãos são iguais perante a lei, tendo os mesmos direitos e deveres. Tal como na Constituição, neste jogo todos os participantes estão sujeitos às mesmas regras. Vamos começar?”

Mais informações: https://www.beiraserra.pt/kit-cidadao

Venda Online: https://livraria.parlamento.pt/products/jogo-da-constituicao

[Este jogo foi concebido pela @Beira Serra e pela @Editora Triciclo, em parceria com a Assembleia da República; Teve a Consultoria Científica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco; e contou com a colaboração de 190 crianças e 10 docentes dos Agrupamentos de Escolas da Cova da Beira, Concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão.

Nasceu no âmbito do projeto CIVITAS, financiado pelo programa Active Citizens Fund, da Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, tendo tido como parceiros, os Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão e a CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais.]”

Apresentação contou com a presença e intervenção de Augusto Santos Silva

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.