17 de Junho, 2024

Eu vi este povo a lutar

AGENDA – 25 DE MAIO | 17H – AJA Lisboa

Em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Núcleo AJA Lisboa – Associação José Afonso recebe o ciclo de conversas “Eu vi este povo a lutar“, em torno de um conjunto de seis canções revolucionárias.

Dia 25 de maio às 17h – aniversário do cantautor e membro fundador do GAC, José Mário Branco -, Carlos Guerreiro e Constantino Piçarra conversam sobre a canção “Zé Diogo” do coletivo GAC – Vozes na Luta.

Zé Diogo” é uma canção da autoria de Carlos Guerreiro e João Lisboa que integra, com “Soldados ao lado do povo”, um single do Grupo de Ação Cultural (GAC) de 1975. Trata-se de uma canção temática de incidência social e política, que aborda o caso de um trabalhador rural de Castro Verde que, despedido pelo agrário, envolve-se com ele numa discussão, acabando por lhe provocar a morte. Seria julgado e absolvido num tribunal popular, realizado em agosto de 1975.

Carlos Guerreiro é músico, construtor de instrumentos musicais e professor. Pertenceu ao GAC – Vozes na Luta, acompanhou José Afonso, foi fundador dos Gaiteiros de Lisboa e integra atualmente o grupo Cara de Espelho.

Constantino Piçarra é historiador e investigador do Instituto de História Contemporânea. Autor de várias obras sobre a reforma agrária no Alentejo, como “As ocupações de terras no distrito de Beja, 1974-1975”. De momento, prepara a publicação de “Revolução e Contrarrevolução nos campos de Portugal. Análise histórica de políticas agrárias, 1975-1977”.

Fonte : AJA Lisboa

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email