EDITORIAL – O regresso
Por Carlos Valentim Ribeiro
Relançamos o NSF-Sem Fronteiras depois de um curto período de paragem para reorganizar os seus conteúdos e tentar colocar temas de atualidade no centro da matéria publicada.
Não conseguimos organizar os recursos para desenvolver um primeiro dossier que tínhamos anunciado para setembro 2024 – o maoismo – mas não desistimos da sua elaboração porque ele é central para percebermos alguns dos fenómenos atuais da luta política e ideológica que se trava na Europa e também em Portugal.
Iniciámos o Dossier “Eleições nos EUA” com um primeiro artigo de Francisco Melro que nos leva a refletir sobre as condições e o contexto específico do embate eleitoral a que estamos a assistir. Posteriormente teremos alguns desenvolvimentos que nos conduzirão a uma visita sumária mas suficiente a esta democracia que se apresenta com contornos muito peculiares aos olhos dos democratas tradicionais.
Nos temas de combate relacionados com as guerras em curso, as alterações climáticas, o trabalho, a saúde, a imigração, o racismo e a discriminação, entre outros, procuraremos informar das ações e iniciativas que são levadas a cabo pelas associações e movimentos que se opõem às injustiças, à opressão e às pressões anti-democráticas dos setores da extrema-direita.
Quem foi apoiado como foram os portugueses nos países de acolhimento aquando das vagas de imigração dos anos 60 e 70 tem agora a oportunidade de retribuir, apoiando os migrantes que precisam de apoio em questões essenciais como o emprego, a habitação, a saúde, os papéis. Às vezes é só um pequeno gesto. Mas como se dizia no passado, o gesto é tudo!
Carlos Valentim Ribeiro | Editor