O caos que aí vem
Acompanhar a leitura do livro de Peter Turchin
Por Filipe Carmo

1 – Apresentação sumária
Filipe Carmo propõe-se partilhar comentários que lhe parecerão pertinentes à medida que irá lendo um livro que aqui apresenta. Trata-se de um exercício de partilha, informal, mas sempre estimulante para a reflexão e o debate sobre temas relevantes dos nossos tempos.
[Fica o convite para que outros leitores do NSF sigam este método que estimula a reflexão coletiva através da partilha de ideias]
O livro é Le Chaos qui Vient – Élites, contre-élites, et la voie de la désintégration politique. Uma tradução para francês (publicado em Outubro de 2024) de um original em inglês com o título End of Times … (publicado em 2023). O autor é Peter Turchin, de origem russa, que deixou o seu país em 1977, acompanhando a sua família exilada, com a idade de 20 anos. Com formação sobretudo em biologia e matemáticas, passou a certa altura – já nos Estados Unidos – a ocupar-se da Dinâmica da História: a Cliodinâmica (Clio era uma musa grega da História). O Caos de que o livro se ocupa parece ter sido previsto para os tempos que agora correm (na América, em todo o mundo?).

