O Fazedor de armenhas
LIVROS SEM FRONTEIRAS | O FAZEDOR DE ARMENHAS de Acácio Gomes
por Acácio Gomes
Retrata a história de uma família da Terra de Santa Maria da Feira, desde o século XVI até ao século XXI. É um relato baseado em histórias dos familiares, contadas de avós para netos em especial durante o século XX, suportado em 118 documentos que se encontram nos arquivos da Torre do Tombo e muitos outros ainda em posse dos familiares.
São histórias de homens e mulheres simples, de lavradores
Na apresentação do livro, nos Claustros do Convento dos Loios em Santa Maria da Feira, Ana Andreia de Bastos adiantou “Antes de entrar em considerações mais pessoais acerca do «Fazedor de armenhas», quero sublinhar a forma interessante como o autor cruza os acontecimentos históricos mais relevantes, tais como as pestes e invasões francesas, entre outros, com a história da família nas sucessivas gerações. O que nos ajuda a ter um panorama completo e a contextualização histórica imprescindível para a compreensão das histórias. Não são histórias de reis, são histórias de homens e mulheres simples, de lavradores”.
Saudade de um uma época que não vivi
“Este livro é uma oportunidade de revisitação e encontro com o passado, com os valores e vivências de várias gerações. É um livro que nos transporta para um passado longínquo e tão diferente dos dias de hoje e que apesar de relatar um contexto distante me deixa saudade de uma época que não vivi.”