22 de Junho, 2024

Sessão de contos tradicionais

AGENDA | Memória imaterial

A sessão de contos tradicionais que inaugura a exposição LU.GAR.CONTADO em Sobral de Monte Agraço. Esta sessão terá lugar no Auditório Municipal de Sobral, no dia 06 de novembro, pelas 17.00H, e é para todos os públicos. A sessão é de acesso grátis mas pedimos que se inscreva para garantir o seu lugar. Aqui, poderá inscrever-se para a sessão.


Os contos divertem, encantam e ensinam gerações desde o alvorecer da humanidade. Contos que nos parecem inventados ontem são, afinal, companheiros centenários de serões passados em redor do fogo. A partir de seis contos tradicionais, três narradores incontornáveis oferecem-nos uma viagem a este mundo fabuloso: Ana Sofia Paiva, António Fontinha, Cristina Taquelim.

LU.GAR.CONTADO é uma exposição multimédia acompanhada por sessões narrativas, sobre o conto tradicional em Portugal. Incide sobre um romance, uma lenda e quatro contos tradicionais, através de versões recolhidas em vídeo ao longo da última década, pelo projeto MEMORIAMEDIA. A partir destas composições exibidas em painéis vídeo, são sugeridas a espessura histórica e a disseminação espacial como testemunhos da longevidade e resiliência deste património.


Resulta de uma colaboração da  Memória Imaterial CRL, IELT-NOVA FCSH e Museu Nacional de Arqueologia, estabelecida com o propósito de contribuir para o aprofundamento de ações de transferência de conhecimento entre a divulgação do Património Cultural Imaterial, a investigação científica e as artes performativas.

Tem o apoio da DGARTES / Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Encontra toda a informação sobre este evento e sobre a exposição no website do projeto LU.GAR.

Foto © Memoria Imaterial CRL

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.