18 de Junho, 2024

Rebelde da imagem homenageado em Paris

ESPECIAL SF | Gerald de Bloncourt – Mairie du 11e PARIS

Jean-Pierre Corsia, um dos vereadores da Mairie do 11e Arrondissement de Paris, amigo e camarada de Bloncourt, deu início à sessão de projeção do documentário “Gérald Bloncourt – o franco-atirador da imagem”, uma das iniciativas levadas a efeito no dia 4 de novembro em homenagem ao reputado fotógrafo da imigração portuguesa em França. Corsia citou Picasso “demora muito a ficar jovem” e afirmou que o Gérald tinha atingido esse objetivo aos 91 anos.

O filme, realizado por Silvia Voser e projetado do Salon Festival, apresenta um retrato do fotógrafo, expulso em 1946 de seu país, o Haiti, em consequência das suas atividades e ideias políticas. Mostra, com grande sensibilidade, as suas obras (fotografia, pintura, poesia) relacionadas com as lutas, dos trabalhadores, da imigração portuguesa acantonada nos bairros de lata da região de Paris, da independência da Polisário no sul de Marrocos. Bloncourt foi ainda testemunha da vida quotidiana, das crianças a brincar na rua, dos namorados a passear e da solidariedade entre os mais desfavorecidos da sociedade.

Fotógrafo militante

Jean-Pierre Corsia especificou também que Gérald foi um artista militante, fotógrafo sensível e poeta pintor defensor dos direitos humanos, da justiça e da democracia e que, a sua foto exposta na parede do Jardim Truillot, de um trabalhador que operava sem segurança na Torre Eiffel, desafiaria certamente as crianças e os adultos a olharem para o valor do trabalho e ainda para o gesto artístico do fotógrafo.

Exposição nos portões da Praça Raoul Nordling


Gérald Bloncourt, artista consagrado e residente do 11º arrondissement, faleceu na noite de 28 para 29 de outubro de 2018, aos 91 anos. O Conselho do Bairro decidiu homenageá-lo reproduzindo a sua obra La Toilette de la Tour Eiffel em Paris 1960! no Jardin Truillot, no boulevard Voltaire.
A partir de segunda-feira, 8 de novembro, a Câmara Municipal do 11º distrito homenageia Gérald Bloncourt através de uma exposição, a este rebelde da imagem, nos portões da Praça Raoul Nordling na rue Saint-Bernard.

Fotos © JP Corsia e arquivo de Bloncourt

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email