Conta-me como foi, com provas à vista (3)
DOSSIÊ MEMÓRIAS CÁ E LÁ | Marinha Grande e Saint-Maur (3)
Duas exposições reunindo cartazes, folhetos, fotografias, objetos simbólicos e outros materiais proporcionaram, cá e lá, Marinha Grande e Saint-Maur, um contacto direto com o tema das memórias do exílio, da luta contra a guerra colonial, da resistência e luta ativa contra o regime salazarista e do 25 de Abril.
Em Saint-Maur, a exposição teve lugar no átrio do Lycée d´Arsonval, numa área que geralmente acolhe atividades não-curriculares e na Escola Engº Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, a exposição cobriu toda a área central junto do anfiteatro .
Foi necessário montar as exposições tendo em conta os recursos limitados que estavam disponíveis e mobilizaram-se as boas vontades para realizar com a “prata da casa” uma boa exposição com um sentido ilustrativo e pedagógico.
A exposição em Saint-Maur
Composta por alguns cartazes de fácil interpretação pelos alunos da Escola Secundária francesa a seleção recaiu principalmente sobre imagens de enquadramento e de ações levadas a efeito no período do exílio. Integraram ainda a exposição posters do projeto europeu PEOPLE que dão a conhecer as situações de opressão e repressão em países nos quais regimes totalitários dominaram períodos históricos prolongados.
A exposição na Marinha Grande
Na Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte e na Associação Recreativa e Cultural da Comeira
Histórias dos avós e familiares
A exposição como base de conversa, de exploração de situações, de narrativas e relatos de histórias e de descoberta do significado concreto dos acontecimentos que são genericamente mencionados mas tendencialmente pouco concretizadas. A exposição como instrumento pedagógico e como meio de partilha e reflexão entre gerações.
Fotos © Rémi Gruber, Carlos Ribeiro