17 de Junho, 2024

Fotos com cravos no Dia Mundial da Fotografia

NOTÍCIAS | 19 agosto 2022 | Museu do Aljube Resistência e Liberdade

No Dia Mundial da Fotografia o Museu do Aljube Resistência e Liberdade publicou fotografias do Dia da Liberdade realizadas por fotógrafos de exceção. O Sem Fronteiras associa-se à iniciativa e publica algumas das fotografias selecionadas.

19 de agosto

19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, inspirado pelo dia 19 de agosto de 1839 em que o governo de França anunciou, oficialmente, a invenção da fotografia, por Louis Daguerre que inventou o daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido em 1837.

Durante a ditadura, muitas fotografias, ou filmes foram censurados. Se hoje a fotografia é um recurso banal, devido ao fácil acesso que temos através de um simples telemóvel, durante o regime ditatorial, este recurso foi de uma grande importância no registo dos acontecimentos, das crises políticas, económicas, sociais e culturais.

Assim como a revolução de 1974 veio revolucionar o país, a fotografia veio revolucionar a história e ajudar na preservação da memória. Hoje lembramos 10 fotógrafos e as suas fotografias do célebre dia 25 de Abril de 1974.

ALFREDO CUNHA

INÁCIO LUDGERO

VITOR VALENTE

FERNANDO FARINHA

JOSÉ DELGADO

EDUARDO GAGEIRO

RUI OCHÔA

AEMANDO CARDOSO

CARLOS GIL

Fonte : Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email