Fotos com cravos no Dia Mundial da Fotografia
NOTÍCIAS | 19 agosto 2022 | Museu do Aljube Resistência e Liberdade
No Dia Mundial da Fotografia o Museu do Aljube Resistência e Liberdade publicou fotografias do Dia da Liberdade realizadas por fotógrafos de exceção. O Sem Fronteiras associa-se à iniciativa e publica algumas das fotografias selecionadas.
19 de agosto
19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, inspirado pelo dia 19 de agosto de 1839 em que o governo de França anunciou, oficialmente, a invenção da fotografia, por Louis Daguerre que inventou o daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido em 1837.
Durante a ditadura, muitas fotografias, ou filmes foram censurados. Se hoje a fotografia é um recurso banal, devido ao fácil acesso que temos através de um simples telemóvel, durante o regime ditatorial, este recurso foi de uma grande importância no registo dos acontecimentos, das crises políticas, económicas, sociais e culturais.
Assim como a revolução de 1974 veio revolucionar o país, a fotografia veio revolucionar a história e ajudar na preservação da memória. Hoje lembramos 10 fotógrafos e as suas fotografias do célebre dia 25 de Abril de 1974.
ALFREDO CUNHA
INÁCIO LUDGERO
VITOR VALENTE
FERNANDO FARINHA
JOSÉ DELGADO
EDUARDO GAGEIRO
RUI OCHÔA
AEMANDO CARDOSO
CARLOS GIL
Fonte : Museu do Aljube Resistência e Liberdade