17 de Junho, 2024

Contra o racismo e a xenofobia, recusamos o silêncio

VOZ ATIVA – Braga, Coimbra, Faro, Guimarães, Lisboa, Portalegre, Porto e Viseu.

O NSF É PARCEIRO DE MÉDIA DESTA INICIATIVA QUE JÁ REÚNE MAIS DE 60 COLETIVOS. CONTINUAREMOS A INFORMAR, contra o Racismo e a Xenofobia. Contra o avanço da extrema-direita em Portugal e no mundo.

Manifestações em cidades de norte a sul de Portugal.

Muito obrigado por ter assinado a carta aberta que o Grupo de Acção Conjunta contra o Racismo, a Xenofobia e o Fascismo endereçou, no mês passado, a várias entidades competentes, pedindo a proibição da realização de uma marcha racista contra “a islamização da Europa”.

A carta obteve a assinatura de 8264 pessoas e 210 colectivos.Apesar de não termos obtido nenhuma resposta formal à nossa carta de qualquer das entidades, esta foi essencial para colocar o debate na esfera pública, juntamente com a contra-manifestação que alguns colectivos convocaram, que, depois de parecer da PSP, levou a Câmara Municipal de Lisboa a proibir a realização da manifestação, proibição depois confirmada pelo Tribunal Administrativo de Lisboa. Apesar disso, a manifestação aconteceu em local diferente, tendo-se assistido a gritos por “Salazar” e contra os imigrantes, com tochas a arder e apelos ao ódio.

Vários populares que se opuseram à manifestação, assim como pelo menos dois jornalistas que cobriam os acontecimentos, foram agredidos pelos agentes policiais que protegiam a manifestação. Por outro lado, no local onde ela estava originalmente marcada, assistiu-se um bonito festival intercultural. 

Contra o racismo e a xenofobia, recusamos o silêncio! E a nossa luta não termina nem esmorece aqui! Por entendermos que corremos um risco sério de uma ainda maior radicalização dos discursos com o resultados das eleições que se avizinham, o mesmo grupo que escreveu a carta e que conta, hoje, com mais de 60 colectivos, decidiu que era fundamental convocar uma manifestação. Assim, este sábado, 24 de Fevereiro, amanhã, às 15h, haverá acções de protesto contra o racismo, a xenofobia e o fascismo em oito cidades portuguesas:https://www.antiracismo.org/24Fev2024

Braga – Coreto da Avenida Central Coimbra – Praço 8 de Maio Faro – Coreto do Jardim Manuel Bivar Guimarães – Coreto da Alameda de São Dâmaso Lisboa – Alameda Portalegre (às 16h) – Loja da Nave Mãe Porto – Praça da Batalha Viseu – Parque Aquilino Ribeiro

Gostaríamos muito de contar com a sua presença em qualquer dos oito locais. Deixamos abaixo o cartaz nacional para poder partilhar com os seus contactosEnviámos esta mensagem porque assinou a carta aberta “Contra o racismo e a xenofobia, recusamos o silêncio”. Enviaremos, além deste email, na próxima semana, um convite para preencher um formulário para receber as novidades deste grupo. Se não o preencher, não utilizaremos novamente o contacto recolhido no contexto da assinatura da carta aberta. Caso o queira preencher já, clique aqui.

Muito obrigado,

Pelo Grupo de Acção Conjunta contra o Racismo, a Xenofobia e o Fascismo

Please follow and like us:
Pin Share

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow by Email