19 de Julho, 2024

Chico com 80 anos continua a voar no Zeppelin

Poeta soberano

CHICO BUARQUE DE HOLANDA DO BRASIL

É bom de bola, de ler, de ouvir, a sua música alegra, emociona. Chorei ao ouvir o Fado Tropical…..

Chico Buarque (Foto: Pedro Gomes/Redferns)

Chico Buarque de Hollanda, cantor, compositor, dramaturgo, escritor e ator carioca, completou 80 anos no dia 19 de junho de 2024. Considerado por muitos críticos o maior artista vivo da música brasileira, o cantor foi reverenciado pelo Canal Canto da Música e por vários artistas, que o tem como referência em suas trajetórias profissionais. Roberto Menescal, Olivia Hime, Mart’nália, Tadeu Franco, Pedro Luís, Mauro Senise, Claudio Nucci, Tânia Alves, Marianna Leporace, Daniel da Hora, Jade Baraldo, Valtinho Jota, NU’ZS duo, Ana Salvagni, Rubinho Jacob, Romero Lubambo, Márcio Moreira, Allex Ribeiro, Bloco Mulheres de Chico, Ninah Jo, Fabio Nin, Cecília Rangel, Tato Fischer e Nara Pinheiro homenageiam este gigante das artes!

Canal Canto da Música

Feliz 80 anos, magistral Chico! Alquimista das letras e dos acordes, senhor das palavras feito tijolos mágicos num desenho lógico, erguendo uma construção de paredes sólidas, o velho novo Chico, como se fosse um príncipe, é mais um dos geminianos de outro patamar e de marca maior que estamos a saudar nesse mês tão pródigo.

Boas ideias

Até por conta desse lastro e desse lustro, Chico mergulhou em temas históricos brasileiros diversas vezes em sua obra. Um dos momentos mais marcantes deste “Chico historiador” é a peça musical “Calabar: o Elogio da Traição”, escrita em parceria com Ruy Guerra, em 1973, usando a vida de Domingos Fernandes Calabar, nascido em 1609, como pretexto para denunciar as vilanias, as baixezas e a censura do repulsivo regime militar de 1964.

ENTREVISTA REGINA ZAPPA

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.