Vasco Lourenço e o 25 de novembro
Não duvidemos, os derrotados em 28 de Setembro de 1974 e em 11 de Março de 1975, voltaram a ser derrotados em 25 de Novembro de 1975!
INSERIDO NO DOSSIER O 25 de novembro e o efeito de Rashomon
ARQUIVO NSF | Comunicado da Associação 25 de abril em 25 de novembro, 2022
A propósito do 25 de novembro a Associação 25 de Abril divulgou um comunicado assinado por Vasco Lourenço sobre a utilização indevida e inaceitável da data e do seu nome por parte de forças políticas que foram derrotadas na ocasião.
“Caros Associados
Como se tem constatado, o 25 de Novembro de 1975 continua a ser explorado pelas diversas forças políticos, consoante os seus próprios interesses. Nada mais natural…
Mas, se se pode compreender que algumas dessas forças políticos continuem a não assumir o envolvimento que as levou à inviabilização dos seus objectivos, menos se compreende e aceita que forças políticos, então igualmente vencidas nesse importante acontecimento politico militar, teimem em tentar apresentar-se como se então tivessem saído vencedoras dos confrontos verificados.
E insistam em tentar cavalgar a acção dos militares que então conseguiram garantir a continuação do cumprimento do Programa do MFA, consumado na aprovação da Constituição da República, aprovada por uma Assembleia Constituinte, eleita livremente, nas eleições mais concorridas que alguma vez se verificaram em Portugal. Como livres têm continuado a ser as diversas eleições resultantes dessa mesma Constituição.
Como a minha imagem está, de forma abusiva, a ser utilizada por esses vencidos, que em 25 de Novembro de 1975 tentaram concretizar um novo 28 de Maio, venho afirmar que “Não aceito agradecimentos dos que, em 25 de Novembro de 1975, foram vencidos, por mim e pelos meus camaradas de Abril“!
Não duvidemos, os derrotados em 28 de Setembro de 1974 e em 11 de Março de 1975, voltaram a ser derrotados em 25 de Novembro de 1975!
Comemorar o quê?
A derrota?
Haja decoro!
Lisboa, 25.11.2022 | Saudações de Abril | Vasco Lourenço”
Não conheço nenhum apologista da direita, incluindo os da extrema direita, que não apoiasse o 25 de Novembro. Porque será?