Nona medalha da Equipa Portugal nos Jogos Mundiais Chengdu 2025 é de prata
Eu só sou a última muralha, porque todos somos uma muralha
Fonte COP – Comité Olímpico de Portugal
A Equipa Portugal conquistou esta terça-feira a medalha de prata no torneio masculino de Andebol de praia, nos Jogos Mundiais Chengdu 2025. É o nono pódio para os atletas portugueses na China. A final foi decidida no desempate por “shoot out”, tendo a vitória acabado por cair para a Alemanha, que tinha perdido com Portugal na fase de grupos.
Para além do 2.º lugar na competição, a Equipa Portugal conseguiu duas distinções individuais, com Tiago Costa a ser nomeado MVP, o melhor jogador em prova, e Simão Santos o melhor pivô.
Ricardo Castro, guarda-redes da Equipa Portugal, teve uma experiência particular em Chengdu 2025: foi à final no dia do seu 39.º aniversário. “É fantástico, mas é uma sensação um bocadinho agridoce, estivemos muito perto do ouro. Foi um jogo um bocado complicado, mas fizemos história para Portugal. Foi a primeira vez que estivemos nesta competição e, logo na estreia, conseguir uma medalha de prata em dia de aniversário… acho que não podia escolher outro aniversário”, considerou.
O guarda-redes português terminou o torneio com 46 defesas realizadas. “Eu só sou a última muralha, porque todos somos uma muralha. Não chegou para levar o ouro, chegou para levar a prata numa das maiores competições do mundo. Acho que isso é que é preciso salvaguardar.”
A cinco dias da conclusão dos Jogos Mundiais, está assim a distribuição de medalhas da Equipa Portugal: ouro – Gabriel Albuquerque/Lucas Santos (Ginástica de trampolins, trampolim sincronizado) e Diana Gago (Ginástica de trampolins, duplo mini-trampolim); prata – Lara Fernandes/Guilherme Henriques (Ginástica acrobática, par misto), Pedro Ramalho (Ju-Jitsu, ne-waza 85 kg) e Seleção masculina de Andebol de praia; bronze – José Ramalho (Canoagem de maratona, K1 prova curta e K1 prova longa), Miguel Lopes/Gonçalo Parreira (Ginástica acrobática, par masculino) e Beatriz Carneiro/Inês Faria (Ginástica acrobática, par feminino).
Também na terça-feira, no torneio feminino de Andebol de praia, a Equipa Portugal finalizou a competição no 5.º lugar e no Corfebol a classificação final foi o 7.º lugar. Em estreia estiveram a Patinagem de velocidade e o Kickboxing, que garantiu a presença nas meias-finais da categoria de 70 kg por Catarina Dias – o combate pelo acesso à final acontece na quarta-feira.
Foto @ COP-Comité Olímpico de Portugal