TERRAS DE RESISTÊNCIA E LUTA
MEMÓRIAS VIVAS| Apresentação
Lançamos em 2022 um novo projeto de informação, partilha, reflexão e cooperação que denominámos “Terras de Resistência e Luta” que terá uma expressão livre e diversificada nas páginas do SEM FRONTEIRAS. Trata-se de sistematizar algum capital de experiência e identificar energias latentes nesses territórios relacionadas com a resistência à opressão mas também com o aprofundamento dos mecanismos democráticos da vida local e das iniciativas em torno da defesa dos COMUNS.
São quatro as variáveis que organizarão os conteúdos de cada um dos dossiês, prevendo-se que grande parte da informação e da matéria publicada seja resultado de interações com protagonistas locais, cumprindo-se assim o princípio fundador do SF da comunicação colaborativa.
As quatro áreas são:
- O acontecimento ou os acontecimentos marcantes da história da localidade;
- As pessoas e as instituições
- O exílio e a guerra colonial a nível local
- Os movimentos de hoje e as iniciativas locais,
Uma jornada no local
O desenvolvimento destes temas assentará em esforços de envolvimento de instituições e de pessoas locais e terá como ação organizadora a realização de uma REPORTAGEM SEM FRONTEIRAS com iniciativas a serem organizadas ao longo de uma jornada na localidade.
Nestas atividades locais a expectativa de encontros e interações passa pela visita ou outras iniciativas em:
- museus e bibliotecas
- escolas
- sindicatos
- centros culturais, associações de cultura recreio
- espaços simbólicos
- autarquias
- livrarias
- cafés ou espaços de encontro populares.
As quatro primeiras localidades são Marinha Grande, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha e Grândola.
COLABORAÇÃO PRECISA-SE!
A colaboração dos leitores e amigos do SEM FRONTEIRAS na iniciativa, na sua globalidade, ou nas ações numa localidade em particular, é absolutamente essencial.
Fotografias, vídeos, livros, revistas, contactos e outros elementos e propostas são matéria-prima fundamental. Contactar para DOSSIÊS TRL para geral@semfronteiras.eu
Para a primeira TRL – Terra de Resistência e Luta. MARINHA GRANDE está agendada uma REPORTAGEM no dia 18 de janeiro. Entretanto abriremos o DOSSIÊ MARINHA GRANDE. Até já.
CR | Sem Fronteiras