Pode o teatro, nos dias de hoje, contribuir para um combate firme à extrema-direita?
DOSSIÊ TEATRO 2021 | Abertura do DOSSIÊ
Vamos nos próximos dias desenvolver um DOSSIÊ no SEM FRONTEIRAS cujo objeto temático é o Teatro. Nas memórias do exílio, do combate à guerra colonial, da ação combativa pela democracia e contra o regime salazarista e em muitas outras batalhas que se inscrevem num campo hoje partilhado por milhões de democratas e antifascistas o teatro esteve sempre presente e marca os movimentos sociais e os tempos de resistência na procura de um mundo mais solidário e mais justo,.
Quem o levou ao palco e quem nele encontrou os gritos de revolta e a ilustração da vontade comum de uma mudança radical que se impunha pode hoje contribuir para uma abordagem reflexiva sobre o teatro de ontem, de hoje e de manhã numa plataforma mínima, mas certamente não única, que consiste em associar o teatro aos esforços concretos e operacionais de criar barreiras sólidas e não meramente propagandísticas à progressão da extrema-direita no mundo, na Europa e também em Portugal.
O dossiê será co-construído ao longo dos próximos dias e contará com alguns contributos e temas tais como:
- A – Do quê e de quem é que estamos a falar?
- B – A experiências e os protagonistas de teatro ligados à ação militante.
- C – As iniciativas mais recentes de teatro com fins transformadores
- D – A experiência do Teatro Operário de Paris
- E – Teatro e teatros, outras experiências relevantes
- F – Homenagem. a Cândido Ferreira
Nesta co-produção do dossiê o SEM FRONTEIRAS contou com a colaboração generosa e voluntária do Helder Costa (A Barraca), do Ricardo Correia (Casa da Esquina), do José Luís Torres (Teatro Operário e Condeixa), do José Carlos Godinho (Grenoble).
Outras colaborações irão surgir nesta pequena aventura de levantamento, apresentação temática e de desafio para uma reflexão sobre o tema “como pode o teatro ser uma peça fundamental no combate á extrema-direita”.
Carlos Ribeiro | Coordenador Editorial