22 de Junho, 2024

Prémio História da Europa 2021 da Gulbenkian para o livro Holocausto

LIVROS & MÚSICA | Irene Pimentel – Holocausto

Tivemos o prazer de apresentar o livro de Irene Pimentel, HOLOCAUSTO, pelas mãos da própria autora no dossiê Livros Sem Fronteiras e foi com especial satisfação que recebemos a notícia que a obre foi hoje premiada pela Fundação Gulbenkian.

Irene Pimentel reagiu, na sua área pública de comunicação nas redes sociais, à valorização que deu origem a este destaque, totalmente justificado, nos seguintes termos :

“Com grande contentamento, acabo de saber que o meu livro Holocausto (Temas & Debates) recebeu o prémio Fundação Calouste Gulbenkian, História da Europa, 2021. Agradeço muito ao Júri e à Academia Portuguesa de História, à Fundação Calouste Gulbenkian e, não por último, à Dr.ª Guilhermina Gomes, minha querida editora, que sabe por quê”.

Na apresentação do livro Holocausto, realizada recentemente no Sem Fronteiras, a autora declarava “

O Holocausto (ou Shoá, termo que prefiro, embora não seja utilizado em Portugal) é talvez dos temas mais estudados historiograficamente a nível mundial, mas continua a não ser muito abordado em Portugal, onde o tema suscita incompreensões, lugares comuns e falsas ideias feitas relativamente a tão tremendo acontecimento.

É assim desfazer confusões, contribuindo para um conhecimento maior da Shoá, e também do papel de Portugal face a esse terrível acontecimento, que me propus fazer. no livro Holocausto (Temas & Debates, 2020).

Nos comentários à publicação do livro já surgiam avaliações como IMPRESCINDÍVEL. Só podemos reafirmar e reforçar esta apreciação.

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.